sábado, 30 de outubro de 2010

Penso... sempre penso nisso...


Foto de Nara Marx
O Palhaço é triste?

Certa vez, um domingo ai de setembro, acho, em uma oficina de palhaços, questiona-se: o palhaço é triste?
Essa pergunta me acomete muitas vezes desde esse dia. Se o palhaço é nossa verdadeira essência, desprovida das maldades e limitações sociais, um ser que é, um ser só sensibilidade; creio que seja triste por estar sempre preso em nossos papéis sociais.
Há alguns que se utilizam de seu palhaço no dia-a-dia (os Bobos de Clarice?) para poder fazer desse mundo de máscaras algo mais "vivível". São pessoas de extrema sensibilidade e fé nas pessoas. Talvez sejam tristes por terem fé nas pessoas e se machucarem com o mundo e as coisas como vem acontecendo. Mas é flor e naúsea. Não perdem a crença nas pessoas, leem Rousseau: todo homem nasce bom, a sociedade o corrompe. Creio que o palhaço seja isso uma tentativa de mostrar aos outros, outras "não-regras de viver" e assim tirar os homens da sociedade, já que é ela quem corrompe.
Às vezes, creio eu, os palhaços ficam tristes com aqueles que não querem dar um espiadinha para fora da sociedade e não os deixa espiar a sociedade! Ninguém vai ser palhaço 24 horas por dia, não porque não deveria, mas porque o palhaço não "entende" maldade, logo são mais abertos, menos "protegido" desse mundo dito normal. Creio que seja por isso que as pessoas não dão uma espiadinha: medo. Medo do verdadeiro. De sentir com todos os poros.
Mas não deviam: amar é profundo! Certa vez ouvi de um profeta na rua, em minhas andanças, profeta não - profeta é aquele que diz profecias, futuro, ele dizia do presente, que é só o que temos - continuemos, ouvi de um palhaço já que é esse o mote e se aquele não é palhaço 24 horas por dia, o é por 16, as outras oito ele dorme; me disse assim: AMO TODO MUNDO, MAS NÃO GOSTO DE TODO MUNDO.
Creio que é essa a base e o medo. O palhaço não gosta de tudo, não deve gostar de jiló talvez, mas ama, ama a vida, ama o que carrega um jiló, a planta, sua forma de viver, a natureza. Pode não gostar de seu amigo e lhe prega uma peça, mas é um não gostar sem ódio. Não gosto mais te amo como ser humano, participante dessa vida em comum (incomum) nesse vasto mundo de Raimundo.
O palhaço é triste?
Às vezes penso: o é quem o vê e não o deixa dar uma espiadinha no mundo das máscaras, ou seja, algumas pessoas devem ficar tristes de ver o palhaço, e não que eles sejam, mas por não se deixar sê-lo (deixar-se ser palhaço) nem que seja só por uns instantes. Transferência, transfere um sentimento seu ao que vê.
O palhaço é triste?
Penso também, o palhaço fica triste com algumas constatações. Mas não deixa de acreditar.

Certa vez, uma criança (pra mim sempre palhaços, ainda não foram engolidads pela sociedade - estão sendo cada vez mais cedo, mas ainda consegue-se crianças em estado natural de palhaço, chamemos assim) descobriu que os bonecos que a acompanhava no trenzinho eram pessoas vestidas. Mas essa mesma criança não deixou de chorar ao ver sua tia vestida de papai noel uns 18 anos depois, pensando as pessoas ainda acreditam que as coisas podem dar certo. Elas encerram em si um palhaço, que escapa nos vãos de uma alegria!

O palhaço ficou triste quando constatou: as pessoas se esqueceram do que dizia n"O Pequeno Príncipe" e as que não se esqueceram não leram, não conhecem e tem aquelas que não querem (isso deixa o palhaço triste).
Palhaço pensa, pensa, pensa. Normalmente se diria tá tudo uma caca mesmo, não há o que fazer.
Solução de palhaço: vamos levar "O Pequeno Príncipe" de porta em porta, de boca em boca.
- Mas a terra tem seis bilhões de habitantes?
Mas palhaço é contagioso....

O palhaço que encontrei em minhas andanças me perguntou ao "terminarmos" nossa longa conversa: Me dê um abraço?

Nara Marx

Um comentário:

  1. ...o problema é que nesse picadeiro grande parte do público torce pro leão...

    ResponderExcluir

Impressões: