terça-feira, 10 de maio de 2011

Programação cultural III CONCLADIN

Espetáculo: “Raízes”
Duração: 30 minutos
Cia Afro Rhytmos - Araraquara, SP.

A coreografia Raízes tem como objetivo encenar a chegada do povo africano ao Brasil como escravo, onde passou a servir os senhores donos de fazendas, elite dominante do período, desempenhando um papel fundamental para a construção material e imaterial do nosso país. A contribuição dos africanos para a cultura do Brasil, a apropriação da dança, das músicas e dos rituais. 

Inúmeros elementos da cultura africana incorporaram o dia-a-dia brasileiro, misturando-se com outras características, tornando a cultura de nosso país singular, e hoje, esses cruzamentos estão tão misturados que quase não percebemos a origem das palavras que falamos, os cumprimentos que fazemos, a roupa que vestimos, etc.Incorporando a linguagem da dança contemporânea, da dança afro, da capoeira, e da batucada, o grupo propõe contar um trecho da história rica em em sentimentos, luta, trabalho, conquista e coragem. Resgatando uma movimentação trazida pelos dançarinos do grupo Netos de Bandin da Guiné-Bissau, a interação com o público e a força deixada por nossos ancestrais.
A proposta do grupo lança idéias visando à transformação das estruturas de dominação, opressão e exploração raciais implícitas na sociedade brasileira, além da conscientização histórica e social. A Cia Afro Rhytmos enxerga o negro de uma nova perspectiva, fuga da realidade comum: o papel do herói, o protagonista.

“Raízes”, intervenção artística
18/05/2011, quarta-feira, 21h
SESC Araraquara – Espaço Garimpo
III CONCLADIN
17 a 19 de maio de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Impressões: